Um dos destinos mais espetaculares do Brasil, nesse post você vai descobrir tudo sobre a Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina: dicas para conhecer a segunda maior cachoeira do Brasil.
Cartão Postal da Chapada Diamantina, a Cachoeira da Fumaça é uma maravilha da natureza: uma queda de água com mais de 300m de altura, cujas águas parecem dançam no ar, até tocar o solo.
Já está sonhando com esse destino? Então confira aqui, todas as dicas para você planejar sua visita: saiba onde fica a Cachoeira da Fumaça, como chegar e principalmente como é a trilha para a Cachoeira da Fumaça.
Vale a pena fazer a trilha para a Cachoeira da Fumaça?
Sem dúvida! Com seus 340 metros de altura, ela é a segunda maior do Brasil! Se você está se perguntando qual a cachoeira mais alta do Brasil, saiba que a cachoeira da Fumaça perde apenas para a Cachoeira da Neblina, que tem 450 metros e fica na parte alta da Serra dos Órgãos, entre Petrópolis e Teresópolis.
A cachoeira da Fumaça tem este nome devido ao vapor da água, que se perde no ar, como se fosse fumaça. Entretanto, dependendo da estação, você poderá encontrá-la completamente seca.
Contudo, na época das chuvas, o espetáculo é incrível… Mesmo se estiver com clima seco, como foi o nosso caso, vale a pena ir para prestigiar a vista incrível do vale lá de cima!
Cachoeira da Fumaça: o que você precisa saber antes de ir
Antes de mais nada, reunimos aqui as dicas básicas para quem está planejando visitar a Cachoeira da Fumaça, na Chapada:
Onde fica a Cachoeira da Fumaça?
A Cachoeira da Fumaça se localiza no Vale do Capão, no município de Palmeiras. Para chegar lá, saindo de Lençóis, e necessário pegar a BR242, entrar na BA849 e depois seguir pela estrada de terra que leva até o Vale do Capão. A entrada para a trilha fica logo antes de chegar na vila: há placas indicativas e também local para estacionar o carro.
O horário de visitação é das 8h às 17h, diariamente. Lembre-se de iniciar a subida até às 13h, tendo em vista que depois desse horário não é permitido subir, para dar tempo de ir e voltar. O ideal é chegar no primeiro horário, não só para não enfrentar muito movimento, como também para evitar o calor excessivo.
Como chegar na Cachoeira da Fumaça?
As cidades base mais próximas para quem vai visitar a Cachoeira da Fumaça são Lençóis, Vale do Capão e Palmeiras. Para quem chega de avião, o aeroporto mais próximo fica em Lençóis, e a forma mais rápida e prática para ir até o Vale do Capão é alugando um carro (distância Lençóis – Vale do Capão 70 km).
Para quem está hospedado no Vale do Capão são 3 km de distância até a Cachoeira da Fumaça. Já para quem estiver hospedado em Palmeiras são 21 km de distância. Aproveite para saber mais sobre hospedagens no Vale do Capão:
Pousadas no Vale do Capão: as 10 mais charmosas.
#DicadaNanda: se você optar pelo conforto e praticidade de alugar um carro, nós sempre indicamos (e usamos!) a Rentcars: através dessa plataforma você faz um comparativo de preços entre as melhores locadoras de veículos do país. Rápido, prático e eficiente.
Qual a melhor época para visitar a Cachoeira da Fumaça?
A Cachoeira da Fumaça pode ser visitada em qualquer época do ano, no entanto, tudo vai depender do que você espera do passeio:
Se você quer ver a cachoeira em toda a sua exuberância, com volume de águas maior, a melhor época para visitar a Cachoeira da Fumaça é entre novembro e março, na temporada das chuvas (sempre bom lembrar que este período demanda cuidados redobrados, por conta de trechos que podem ser mais escorregadios ou perigosos!). A água também estará menos (eu disse apenas menos) geladas heheheh…
Contudo, se você prefere uma caminhada em temperaturas mais amenas e sem tanto risco de chuvas, a melhor época para visitar a Cachoeira da Fumaça é entre maio e setembro, na temporada da seca.
Como vocês podem ver na foto de capa do post, a Cachoeira da Fumaça estava completamente seca, sem nenhuma gotinha. Isso se deu depois de um período de secas prolongado, inclusive com queimadas. Ainda assim, isso não comprometeu o passeio, nem a beleza do lugar.
De qualquer forma, evite ir na alta temporada e feriados, pois o movimento é grande e chega a ter fila para tirar foto na pedra suspensa… Nós enfrentamos uma pequena fila e éramos apenas 2 grupos lá em cima. E isso porque sendo uma época mais seca, com falta de água, o movimento era menor.
#DicadaGaia:Para quem ama fazer trilhas e explorar novos destinos mas gosta da praticidade e conforto de fazer isso com o acompanhamento de um guia especializado, nós recomendamos o pessoal da Nas Alturas. Eles possuem diversas opções de roteiros para mais ou menos dias pela Chapada, com muita responsabilidade e conhecimento técnico das atividades propostas.
Como é a Cachoeira da Fumaça?
Há duas formas de conhecer a Cachoeira da Fumaça:
Por baixo: é uma trilha para os fortes…são 36 km de trilha com grau de dificuldade alto, e duração aproximada de 3 dias. Neste caso você precisará contratar uma agência e acampar ao longo do percurso.
Por cima: trilha de 12km com grau de dificuldade médio. Essa foi a nossa opção, e descrevemos abaixo como foi a trilha.
Cachoeira da Fumaça: tempo de caminhada
Para vê-la do alto, é necessário enfrentar uma trilha de 6km dividida em dois trechos distintos: cerca de 1h de subida íngreme para chegar até os altiplanos chamados Gerais da Fumaça, e depois mais 1h de caminhada mais leve, para chegar até o topo da queda da cachoeira.
Confira aqui o passo a passo para planejar sua viagem para a Chapada Diamantina.
Cachoeira da Fumaça: nível de dificuldade
Médio. São cerca de 2h de trilha até chegar ao topo. Durante a trilha, aproveite para apreciar o entorno… Há diversas espécies de flores lindas e o chão possui cores e formas muito interessantes!
Agendamento para a Cachoeira da Fumaça:
Vale ressaltar que o acompanhamento de um guia que conheça a região é muito importante. Algumas agências organizam estes passeios, o que facilita bastante o planejamento… Nós optamos pela Nas Alturas, para fazer alguns dos nossos passeios e o legal é que eles possuem roteiros especializados, inclusive para quem viaja em família ou com crianças.
Preciso de guia para conhecer a Cachoeira da Fumaça?
A trilha é bem demarcada, mas há algumas bifurcações que podem gerar confusão no caminho. Portanto o ideal é contratar um guia. Se você for em alta temporada, lembre-se de entrar em contato com um guia com antecedência para não correr o risco de não ter disponibilidade.
Como dissemos acima, quando fazemos nossas aventuras pelas trilhas do Brasil, sempre procuramos uma agência local que conheça muito bem a região e priorize, acima de tudo, a segurança. No caso da Chapada Diamantina nosso contato foi com a Nas Alturas, que possui guias super experientes na região e possuem vários tipos de passeios e pacotes.
Quanto custa para visitar a Cachoeira da Fumaça?
A entrada para visitar a Cachoeira da Fumaça em si é gratuita. Entretanto, o visitante que desejar, poderá fazer uma contribuição para a brigada de incêndio do Vale do Capão.
Dúvidas frequentes de quem pesquisa pela Cachoeira da Fumaça
Sempre que o assunto são destinos de aventura, muitas dúvidas podem surgir para quem está programando a viagem. Assim sendo, reunimos aqui, as perguntas mais frequentes que recebemos no blog, para facilitar:
Pode tomar banho na Cachoeira da Fumaça?
Eu sei que você deve estar super empolgado, pensando na possibilidade de se banhar na segunda maior cachoeira do Brasil, mas a resposta é não…Primeiro porque se você fizer o passeio mais tradicional, por cima, isto não é possível (veja a foto e a minha cara de quase pânico, conferindo os 340 metros despenhadeiro abaixo…) e mesmo por baixo, dá para imaginar que a imensidão do lugar e a altura da queda de água não permitem, certo?
Entretanto, para fechar o dia de passeio, o Riachinho é uma ótima opção para ser combinada com a Cachoeira da Fumaça e dá para se banhar. A trilha é rapidinha e tem acesso pela estrada de terra para o Capão. Depois de uma longa caminhada, nada como ser recompensado por um mergulho refrescante!
Em qual cidade fica a Cachoeira da Fumaça?
A Cachoeira da Fumaça fica localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no município de Palmeiras.
Quanto tempo dura a trilha para a Cachoeira da Fumaça?
Claro que isso pode variar um pouco, dependendo do preparo físico de cada um e de paradas para fotos, etc mas a trilha dura em média 2 horas.
Ao chegar lá no topo, vá com cuidado até a beirinha na primeira vez. Vá deitado e aos pouquinhos. Dê uma espiada lá em baixo e respire fundo pois provavelmente vai te dar um pouquinho de vertigem. Dê a vez para outra pessoa tirar a foto e depois volte com calma para se aventurar mais na beirada.
Dica: assine o livro de visitas que encontra-se na sede da ACV-VC (Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão) logo na entrada da trilha. Eles fazem um controle dos visitantes e podem saber se alguém se perdeu ou teve algum problema no caminho.
Qual a cachoeira mais bonita da Chapada Diamantina?
Além da Cachoeira da Fumaça algumas das cachoeiras consideradas como as mais bonitas no Vale do Capão são a Cachoeira da Fumacinha e Cachoeira do Buracão.
Saiba mais sobre as cachoeiras do Vale do Capão neste post :
O que fazer no Vale do Capão (Bahia): as melhores trilhas e cachoeiras
Checklist com itens essenciais para a trilha
Seja você um iniciante ou um trilheiro mais experiente, é sempre bom estar com o equipamento certo na hora de fazer uma trilha. Assim sendo, fiz um checklist para te ajudar a ver quais materiais você já tem e o que precisará comprar:
- Bota ou tênis de trekking
- Mochila de ataque
- Meias confortáveis
- Blusa de manga comprida com proteção UV
- Capa de chuva ou corta vento
- Calça confortável
- Roupa de banho por baixo da sua roupa (chegar na cachoeira e não poder mergulhar por isso…sem chance =)
- Toalha de secagem rápida
- Protetor solar
- Chapéu ou boné
- Leve bastante água para se hidratar e lanchinhos leves
- Saquinho para levar todo o seu lixo de volta com você
Portanto, agora que você viu nossa checklist, recomendo dar uma olhada nos sites da Columbia e da Fjallraven. Quem acompanha a gente há mais tempo sabe o quanto somos fãs dessas marcas. Além de peças super confortáveis, a resistência e durabilidade são imbatíveis! Já fizemos inúmeras trilhas cruzando pedras, rios e matas, debaixo de sol e de chuva e podemos dizer que o investimento vale a pena…
E uma vez que somos muito fãs, conseguimos para nossos leitores um desconto de 10%, que você poderá utilizar nos sites deles:
1. Para ganhar 10% no site da Fjallraven é só utilizar o cupom MALADEAVENTURAS na hora de efetuar a compra
2. Para ganhar 10% no site da Columbia é só comprar através deste link. O desconto é aplicado automaticamente, em qualquer produto da marca.
Seguidores do Mala de Aventuras têm desconto com a Nas Alturas
E como não poderia deixar de ser, nós também conseguimos um desconto para nossos leitores que quiserem explorar a Chapada Diamantina, com a praticidade e segurança de um guia certificado. Isso é fundamental não só para que a gente possa se sentir seguro, mas também para curtir o passeio sem preocupações, além de conhecer o destino sob uma perspectiva diferente, de quem sabe tudo sobre a história e a cultura do local!
Assim sendo, se você quer saber mais e garantir seu desconto, basta preencher o formulário abaixo:
Pronto para conhecer a Cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina?
Por fim, agora que você já sabe qual a melhor época para visitar a Cachoeira da Fumaça, como chegar e o que levar, queremos saber como foi sua aventura!
E caso ainda tenha ficado alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários, que vamos te ajudar ! Boa aventura =)
Para continuar suas aventuras você pode gostar de ler:
Chapada Diamantina: conheça a Gruta da Pratinha e a Gruta Azul
Vale do Pati: como é a trilha? Quantos dias? Quanto custa?
Vocês respondem posts antigos? haha Então, vou tentar:
1. essa primeira foto é onde deveria tá correndo a água ou é alguma caverna por lá? :O
2. Vocês passaram a virada na Chapada? Tem algo falando sobre isso aqui no blog?
Oi Thiago!
Sim, deveria ter água, mas estava completamente seca! Deve ser ainda mais linda com água.
Passamos o ano novo no Vale do Capão. Havia palco e música na praça principal. Estava animado! Mas não fiz post sobre isso exatamente.
Boa viagem! Aproveite a Chapada Diamantina!!
Aaah, que massa!! Vou pra lar na virada no ano, por isso a pergunta! Muito obrigado!
Muito bacana o seu post. Foto incrível da cachoeira seca. Obrigado
Impressionante como muda a paisagem sem a água né?